quinta-feira, 22 de abril de 2010

Texto maravilhoso e o Custo de Oportunidade!!!

Bom dia pessoal.

Frequentemente nos vemos indispostos a desempenhar as tarefas mais simples do dia. Isso acontece porque, no mundo de hoje, o maior bem de qual dispomos é o tempo. Dedicamos muito dele com trabalho e tentando fazer dinheiro, mas isso tem um custo.  E esse custo é justamente o que se perde por fazer uma determinada escolha.

Quando você opta por comprar maçãs na feira pode deixar de comprar uvas, por exemplo. Ou seja, você compra menos de um produto a medida que vai comprando mais de outro. Ficou claro? Quando optamos por trabalhar uma hora a mais, querendo ganhar um extra no final do mês, estamos nos privando de passar mais tempo com nossas famílias ou amigos. Enfim, quanto mais trabalhamos, menos tempo é dedicado às pessoas que amamos.

Um texto maravilhoso que li hoje fala justamente sobre isso, de forma indireta. O Custo de Oportunidade é um conceito econômico muito abrangente e que nos faz pensar sobre fazer escolhas. Teoricamente, ele é usado para ilustrar uma renúncia quando tentamos atingir a eficiência.

Eu aconselho a leitura do Blog GBolso, de Ricardo Alamino. No link a seguir (http://blog.gbolso.com.br/2010/04/so-r-2500.html), a idéia de Custo de Oportunidade está perfeitamente descrita como a história de um filho que só quer passar um pouco mais de tempo com seu pai. É um texto tocante.

Confira. É realmente edificante e para se pensar um pouco. Além do mais, você acaba aprendendo mais um conceito de economia, não é verdade?

Abraços e até mais.

Por Gilmar Faustino
Equipe Economistas Na Net

2 comentários:

  1. Oi Gilmar! Adorei o post. As vezes aceitamos em fazer horas extras, trabalhar aos sabados pensando em ajudar o nosso proximo (pais, filhos enfim), mais na verdade deixamos de estar PRESENTE na vida deles. Um custo Gigante que na maioria das vezes não vale a pena. Temos mais tempo pro produto chamado TRABALHO, do que pro o PRODUTO que realmente faz uma diferença no dia a dia, as pessoas que amamos!!! Bj's Gil!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostria de ler o texto do Ricardo Alamino,no entanto a pagina foi removida se puder envie o texto ou o publique .
    adrianacriss@yahoo.com.br

    ResponderExcluir