quinta-feira, 6 de maio de 2010

E dá-lhe Poupança!!!

Olá pessoal!

Estou de volta com mais um texto explicativo. Dessa vez, falarei um pouco sobre poupança. Vamos deixar claro de início que, pela teoria econômica, o conceito de poupança é bem diferente daquilo que a maioria das pessoas sabem.

Imagine o seguinte: uma pessoa tem uma certa renda (salário) e tem despesas, correto? Ela usa o dinheiro que recebe de seu trabalho para pagar contas, aluguéis, alimentação, vestuário, lazer e etc. Vamos imaginar, também, que esta pessoa ganha mais do que ela gasta com todos os bens de que necessita para sobreviver. Já dá para perceber que vai sobrar dinheiro no final do cálculo, certo? Pois bem, isso é a poupança. Ou seja, na teoria, poupança é a parcela da renda que as pessoas não gastam. É A PARTE DA RENDA QUE AS PESSOAS GUARDAM.

Pelo conhecimento popular, poupança é aquela conta que não dá direito a talões de cheque nem cartão de crédito. É o que as pessoas normalmente chamam de caderneta. Nesse caso, ela é uma espécie de aplicação (Investimento em Economia é outra coisa). Isso porque ela rende juros ao longo do tempo. Os juros da poupança são de 0,5% ao mês, que rende, no acumulado de 01 ano, 6,17% mais uma correção da TR (Taxa Referencial, que explicaremos melhor adiante).

É interessante saber que todo o dinheiro aplicado em cadernetas de poupança no Brasil é destinado, basicamente, ao SFH (Sistema Financeiro da Habitação). Isso quer dizer que é essa aplicação que financia as obras de moradia empregadas pelo Governo Federal.

A teoria diz também que, quanto maior a poupança de um país maior será seu nível de investimento. E assim, mais ele se desenvolve. Faz sentido olhando pelo caso do Brasil. Quanto mais dinheiro aplicado em poupança, mais recursos estarão disponíveis para habitação. Isso gera emprego (será preciso contratar mais pessoas para construir casas), que gera renda (pois as pessoas receberão salários), que gera consumo, que gera mais investimento para se produzir mais bens. É um ciclo... A Economia cresce e o país se desenvolve. Ou, pelo menos, deveria ser assim (risos).

Entendeu? Gostou? Viu como economia pode ser um tema interessante?
Se não entendeu, não se acanhe: pergunte. Nos escreva e nos acompanhe!!!

Por Gilmar Faustino
Equipe Economistas Na Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário