quinta-feira, 8 de abril de 2010

Pesquisa: Classes mais baixas diminuem no Brasil!

Estudos interessantes sobre o perfil do consumo brasileiro têm obtido destaque nos últimos tempos. A curiosidade de muitos por esse assunto tem se intensificado, não só por nós economistas, mas também por psicólogos e outros grupos de estudo.

É interessante de se ver que a classe C tem estado em contínuo aumento nos últimos anos e as classes D e E tem encolhido cada vez mais. Ou seja, as classes mais baixas vêm diminuindo ano a ano e uma parte maior da população passa a fazer parte de uma classe “intermediária”.

Não se pode negar que os planos econômicos voltados para baixa renda através de “bolsas” (bolsa família, bolsa escola...) têm colaborado para esse movimento. O pequeno valor mensal concedido pelo governo gerou novos consumidores que por sua vez passaram a adquirir produtos que antes não tinham condições de adquirir.


Podemos verificar isso nas pesquisas das empresas Cetelem Brasil e Organizzare Consulting, que mostram o perfil e o comportamento dessas classes, além de curiosidades como as expectativas da população para os próximos anos.

Essas pesquisas são importantes, pois retratam tanto a tendência de consumo dos brasileiros quanto o direcionamento de investimento no país. Dessa forma, dão base para empresários e investidores elaborarem suas metas, de modo a alcançar um número maior de consumidores.

Na pesquisa da empresa Cetelem, por exemplo, é possível verificar o tipo de gasto por classe social e por tipo de região, além de apresentar a pretensão de compra para o próximo ano.

Os dados apresentados pela Organizzare Consulting, além de trazerem dados do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), também citam exemplos de consumo de alguns brasileiros que serviram como estudo de caso para a pesquisa.

Vale a pena checar no material. Vocês poderão identificar em qual perfil de consumidor se enquadram, além de verificar se as tendências traçadas de consumo conferem com as suas opções.

Abaixo o link das publicações completas das pesquisas:

Por Danielle Macedo
Equipe Economistas Na Net

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