segunda-feira, 19 de abril de 2010

Atitude, disciplina e perseverança.

É comum encontrar em livros de finanças pessoais dicas como: faça poupança, gaste menos do que ganha, programe suas compras...

A educação financeira, assunto que cada vez mais toma espaço na mídia, nada mais é do que aprender a não desperdiçar dinheiro e também aprender a alocar suas economias, independente de quanto seja, da melhor forma possível. Porém, acredito que, além de todas essas dicas, há algo mais necessário e importante do que tudo: atitude, disciplina e perseverança.

Em leitura de mais um livro sobre educação financeira, me deparei com esses três itens essenciais sobre a vida. Na maioria desses títulos você encontrará dicas para que sua vida financeira seja saudável, como se fosse uma receita. Dicas de como sair de uma dívida ou mesmo de como seus sonhos podem ser alcançados se você tiver atitude, disciplina e perseverança.

Assim, como tudo na vida, seguindo esses passos você alcançará sua meta. Não se esquecendo que, o que será contado posteriormente não é apenas o resultado, mas todo o trabalho e trajeto árduo que passou - que na certa será a lembrança no futuro.

Você não precisa manjar de cálculos mirabolantes ou ser um expert em investimentos, mas sim saber o valor do dinheiro. E isso não se aplica a sua condição social e sim aos 3 pilares que falamos acima.

Minha intenção não é indicar o melhor investimento que você deve fazer, pois isso depende especificamente de quais seus objetivos e sonhos. O dinheiro faz parte de nossas vidas e deve ser usado como uma ferramenta a nosso favor. Faça-o trabalhar para você e pare de trabalhar apenas por ele.

Para isso, você deve buscar mais informações sobre o assunto e parar de justificar o que não é justificável. Quanto mais desculpas você dá, mais se afasta de seus objetivos. O conhecimento é a primeira ferramenta para mudar sua vida.

Abaixo dicas de leitura :
- Terapia Financeira – Reinaldo Domingos
- Casais inteligentes enriquecem juntos – Gustavo Cerbasi
- Pai Rico, Pai Pobre - Robert Kiyosaki e Sharon Lechter

Por Danielle Macedo
Equipe Economistas Na Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário