quinta-feira, 1 de abril de 2010

Juros: o que é isso?

Olá pessoal!

Depois de uns dias de folga, voltamos aqui com mais um tema. Esse, com certeza é a dor de cabeça de muitos brasileiros. Segundo artigo publicado no UOL (http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2010/03/18/numero-de-endividados-e-inadimplentes-apresenta-alta-em-marco.jhtm) o número de endividados cresceu em Março de 2010. Um dos motivos disso é que as pessoas passaram a comprometer maior parte de sua renda, e com isso passaram a atrasar seus pagamentos mensais de compras à prazo por exemplo.

A questão é, o que isso gera? A resposta é: um castigo. Ora, quando deixamos de pagar algo no dia combinado somos penalizados. Quando um indivíduo não paga uma parcela, por exemplo, na data do vencimento ele automaticamente passa a pagar taxas à mais sobre o valor devido. Quanto maior o atraso, maior o castigo.

Agora, vamos pensar de outra forma:
Suponha que você coloque dinheiro na poupança, ou em outra aplicação qualquer. Ao final de um prazo determinado você recebe um prêmio por não ter gasto aquele valor. Nesse caso, esse prêmio é o salário que o próprio dinheiro recebeu por ter trabalhado para você, mesmo tendo ele ficado "quietinho" numa aplicação. Aqui, quanto maior a espera, maior será o prêmio.

Assim, podemos dizer que os juros podem ser um castigo pelo atraso ou um prêmio pela espera. Os juros são sempre uma porcentagem de um valor principal que são cobrados (ou creditados/recebidos) em função de um valor principal, que pode ser a dívida ou a aplicação.


De qualquer forma, não é preciso fazer malabarismos para lidar com mais essa ferramenta do mercado financeiro. A recomendação é tomar cuidado com o orçamento, não gastar além daquilo que se recebe para não cair nas armadilhas do crédito fácil. É isso que impulsiona o consumo desmedido e causa várias dores de cabeça às pessoas. Pergunte-se se é realmente necessário adquirir determinado produto. Programe-se. Aí fica fácil fazer os juros trabalharem a seu favor.

Dúvidas, entrem em contato conosco.
Até mais!

Por Gilmar Faustino e Danielle Macedo
Equipe Economistas Na Net 

Nenhum comentário:

Postar um comentário