quarta-feira, 24 de março de 2010

UMA REFLEXÃO...

Quase que imediatamente após escrever nosso primeiro post, ouvi uma notícia que me deixou pensativo.

Ora, falamos sobre o conceito de Economia, e citei que não podemos consumir todos os recursos sem medir as consequêcias disso. Engraçado que, é justamente o que fazemos.

Moradores da região do Mississipi acionaram juridicamente um grupo de empresas  americanas alegando que sua atividade alterou a temperatura do mar, e que isso potencializou os efeitos do furacão Katrina, em agosto de 2005. Lembramos que o fenômeno devastou a cidade de New Orleans naquela ocasião, e fez mais de 1200 vítimas fatais (http://www.ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1425533)**.

Além disso, vemos diariamente notícias que podem ser facilmente relacionadas ao chamado "aquecimento global". Não somos cientistas do tempo nem fazemos parte de órgãos ecológicos, mas somos sensíveis a seus ideais. O fato é que a forma atual de atividade econômica destrói aos poucos o planeta. Para se ter uma idéia, basta ver o que acontece com as calotas polares ano após ano. Cientistas estimam que, em pouco tempo, a população de ursos polares não mais existirá. Com o gelo derretendo, eles não terão mais onde hibernar ou onde criar seus filhotes. Isso apenas para ilustrar uma parte do cenário. É fácil encontrar informações atualizadas sobre o assunto em inúmeros sites e programas de TV.

Retomando um conceito do post anterior, fica evidente que o homem não pode continuar a consumir todos os recursos sem medida. Além disso, está claro também que precisamos rever nossos conceitos e formas de continuar produzindo os bens de que necessitamos.

Para pensar: "o que vamos consumir quando esgotarmos os recursos naturais?"

Por Gilmar Faustino
Equipe Economistas Na Net

**Esse post foi baseado na matéria da colunista Camila Doubek, de quinta-feira (11/03/2010), no programa Elas&Lucros da 107,3FM e que falou justamente sobre o caso do Furacão Katrina e o processo enfrentado pelas empresas norte-americanas.

Camila Doubek no Twitter : http://twitter.com/cadoubek

Nenhum comentário:

Postar um comentário