quarta-feira, 17 de março de 2010

O que é Economia???

Quando eu decidi prestar o vestibular para o curso de Economia, muita gente torceu o nariz. Parecia que estava escolhendo um caminho sem volta, completamente errado. Lembro bem da cena, família reunida... Então, eu falei: "Vou estudar Economia!". Ao que minha tia responde: "Que legal, e você vai ser o que? ECONÔMICO?"

A grande verdade é que a maioria esmagadora das pessoa não sabe do que trata a Economia. Pensam que o foco é só dinheiro e o meio político. Durante o curso temos uma base de história e de matemática muito forte. A maior parte do curso se sustenta por esses pilares, e o terceiro é o das teorias. Muitas delas vemos na prática, todos os dias nos noticiários. Mas, e então? O que é economia afinal???

Vamos pensar o seguinte: o que o homem quer? Ou, do que ele precisa?
Várias coisas, não é mesmo? Carro, casa, um bom emprego, um bom salário, quer se vestir bem, se divertir, enfim... O homem tem vários e ilimitados desejos, assim como várias e ilimitadas necessidades. A nossa mente cria, particularmente na infância, um mundo perfeito, onde tudo funciona de acordo com as nossas vontades. Mas quando crescemos, vamos percebendo que as coisas não são bem assim. De qualquer forma, esses desejos continuam vivos dentro de nós. Parecem insaciáveis...

Agora, vamos ver o mundo em que vivemos. Ou seja, o mundo real...
O planeta Terra, os continentes, os países, as cidades, os rios  mares... Tudo isso está dentro de um espaço delimitado (e limitado). Os países têm fronteiras para sabermos onde começa e onde termina um certo território, correto? Nesses territórios estão os recursos naturais básicos dos quais o homem precisa para sobreviver. E eles são tão limitados quanto o território em que vivemos. Ou esse mesmo território é infinito? Óbvio que não...

Será que dá pra associar essas duas coisas???
Claro que sim. Aliás, é isso que vamos fazer agora!
Já que os desejos do homem são infinitos e os recursos são limitados, fica claro que não podemos consumir  tudo de que precisamos sem medir as consequências. É preciso escolher uma combinação da utilização desses recursos que seja a melhor possível, de forma que o consumo destes mesmos recursos não ocorra de maneira desmedida. Em outras palavras, é preciso economizar os recursos disponíveis.

Agora ficou fácil perceber o que é Economia: é uma ciência social que estuda a escassez. Vamos ver cada uma das partes dessa afirmação:

a. Ciência Social: pois se aplica à sociedade, ou, ao comportamento das pessoas. Já que o homem nasce e cresce em culturas diferentes, tem formas distintas de pensar e de agir. Não é uma máquina pré-programada, e não podemos prever o que vai fazer. Por isso, as projeções não se cumprem com precisão. E, por este motivo, a Economia não é uma ciência exata.
b. Estuda a Escassez: fácil, não? Os recursos são limitados, ou seja, escassos. E as necessidades do homem são infinitas. A economia estuda a melhor forma de ajustar a escassez dos recursos às necessidades infinitas do homem.

O dinheiro está entre esses recursos escassos, mas não é só dele que trata a Economia. Os principais são: a mão-de-obra, a terra, o próprio capital, a tecnologia... Mas existem vários outros, como água, o petróleo e os alimentos. É uma lista enorme.

Por hora, ficamos por aqui.

Nos acompanhem!

Por Gilmar Faustino.
Equipe Economistas Na Net.

4 comentários:

  1. Excelente!!

    Simples e direto!!!

    ResponderExcluir
  2. Caros alunos queridos....
    Excelente idéia de passar este conteúdo do economês de maneira simples para o público em geral.

    Vou divulgar este espaço para meus alunos e se precisarem de dicas.... estou a disposição...

    Forte abraço

    Faganelo
    www.twitter.com/faganelo
    www.facebook.com/faganelo
    faganelo.blogspot.com

    www.organizzareconsulting.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parabéns gente, está fantástico o conteúdo do blog.Celso).

    ResponderExcluir