sábado, 20 de março de 2010

O e-mail sobre IR e Nota Fiscal Paulista

Bom dia pessoal!

Ultimamente tem circulado uma mensagem por e-mail sobre IR e Nota Fiscal Paulista. O texto diz que aquele que não declarar os ganhos provenientes desse programa do Governo de São Paulo até 30/04 deveria fazer uma Declaração Retificadora que custaria cerca de R$ 168,00 - além do fato que o Governo Federal poderia cruzar os dados para, eventualmente, pegar pela malha fina contribuintes que não declarassem estes valores.

No programa de rádio Elas&Lucros (da 107,3 FM) obtivemos a informação de que isso não procede. Primeiro, porque o programa é da esfera Estadual e o IR compete a esfera Federal, não podendo assim cruzar os dados. Segundo, porque a declaração retificadora não incide qualquer custo para quem declara. A multa é sim devida no caso de atraso na própria declaração do imposto.

Um texto muito esclarecedor está no blog Minuto Financeiro (http://www.minutofinanceiro.com.br/?p=500). Os prêmios sorteados e benefícios da NFP são líquidos de impostos, pois já são deduzidos no ato de sua concepção - é o que se chama de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).

A recomendação de sempre é: tenha cuidado com os e-mails que receber e que são copiados para muitas pessoas. Normalmente essas mensagens já passaram por tante gente que não sabemos o que é, de fato, verdadeiro. Além do mais, a informação está disponível a todo momento e não custa se orientar por fontes fidedignas.

Ficamos por aqui.
Saudações e até a próxima.

Por Aline, Celso, Danielle e Gilmar.
Economistas na Net

Um comentário:

  1. Obrigado por citar o blog A vida é feita de CONSUMO (http://blog.thiagorodrigo.com.br).
    Querendo, convido desde já a escreverem algum artigo por lá.
    Thiago Rodrigo Carneiro

    ResponderExcluir