terça-feira, 23 de março de 2010

Calculadora do Cidadão

Quantas vezes você já se perguntou o quanto de juros você pagou em uma compra, mas nunca conseguiu chegar ao cálculo? Ou mesmo, não sabe o valor a ser reajustado de algum contrato.

Realmente para quem não tem prática com números, não consegue mexer em uma calculadora HP e não entende nada de matemática financeira, esses cálculos são um “bicho de sete cabeças”.

Entretanto, a fim de facilitar um pouco nossas vidas, existe uma ferramenta no site do Banco Central que permite efetuar alguns cálculos mais comuns do dia a dia:

- Aplicação com depósitos regulares – aqui você consegue saber o retorno aplicações financeiras como a poupança, por exemplo;
- Financiamento com prestações fixas – aqui você consegue descobrir a taxa de juros, o valor de uma parcela ou mesmo o valor total que será pago em um financiamento;
- Valor futuro de um capital – parecido com a aplicação com depósito regulares, você também sabe o retorno do seu capital investido (ou seja, quanto você terá de dinheiro futuramente);
- Correção de valores – através de vários índices, você sabe o valor correto do reajuste de contratos.

Assim, o Banco Central colabora para a educação financeira de muitos brasileiros e nós podemos obter mais conhecimento para não sermos enganados.

Clique no link abaixo e divirta-se!!


Até mais!

Por Danielle Macedo
Equipe Economistas Na Net

Um comentário:

  1. É interessante ressaltar que é possível fazer correções monetárias, com emprego de séries históricas de taxas e indicadores financeiros armazenados no Banco Central do Brasil. Abraço!

    ResponderExcluir