sábado, 19 de fevereiro de 2011

Quando a Taxa de Câmbio se Descola da Bolsa

No post anterior falei que:

a. Quando a Bolsa sobe, a Taxa de Câmbio cai;
b. Quando a Bolsa cai, a Taxa de Câmbio sobe.

Isso acontece por causa da entrada e saída de capital estrangeiro no país direcionado a investimentos em renda fixa ou variável.

Entretanto, há momentos em que essa lógica não vale, ou não acontece. Nesses momentos, mesmo a bolsa estando em queda a taxa de câmbio pode continuar caindo, ao invés de iniciar um movimento de subida que seria natural. Em outras palavras, existem situações em que o preço do dólar cai junto com a Bolsa.

Um motivo para isso acontecer é a realização de lucros no mercado de ações. Os acionistas percebem um movimento de valorização das ações, quando o preço delas sobe (e a Bolsa sobe junto). Isso acontece até que, num dado momento, eles resolvem embolsar os lucros obtidos com a valorização das ações. Assim, começam a vender seus papéis, pois os mesmos já atingiram o preço desejado por eles. O movimento seguinte é de queda da Bolsa.

Ao contrário dos momentos de incerteza, nesse caso, os acionistas não tiram dinheiro do país. Dito de outro modo, eles fazem a bolsa cair, mas não tiram seus dólares do Brasil, e por isso a Taxa de Câmbio não aumenta - por isso o preço do dólar não sobe. É apenas um movimento natural, e ocorre com muita frequência ao longo do tempo, e até em espaços curtos de tempo.

Isso pode acontecer também quando o Banco Central inicia algum leilão no mercado de câmbio, vendendo dólares, para fazer seu preço cair. Isso também pode acentuar o movimento de queda da moeda estrangeira.

Espero ter ajudado com essa questão. No próximo post tentarei elucidar a última parte programada deste assunto que é Bolsa e Dólares subindo juntos.

Nos acompanhem!

Por Gilmar Faustino
Equipe Economistas Na Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário