quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A Inflação e os Gastos do Governo

Ultimamente se evidenciou nos jornais e revistas a ameaça da inflação ao desempenho econômico do Brasil. Indo mais a fundo, esses mesmos veículos enfatizam que um possível despertar da inflação esteja ligado aos gastos públicos descontrolados. Mas como isso acontece?

Já vimos em posts anteriores a importância da Lei de Oferta e Demanda e falamos, exaustivamente, sobre o princípio de que "o que é raro é caro". Essa frase ficou selada em minha mente quando uma professora a usou na faculdade. O fato é o seguinte: AUMENTOS NOS GASTOS DO GOVERNO, OU DESCONTROLE DAS CONTAS PÚBLICAS, CAUSAM INFLAÇÃO. E, no caso do Brasil, essa é uma doença que vem sendo tratada há quase 20 anos, embora nem todos os cuidados tenham sido tomados.

Para explicar, a inflação é o aumento generalizado dos preços numa economia. Assim, sua moeda, passa a ter menor poder de compra, ou seja, o dinheiro perde valor. É como se uma nota de R$ 1,00 valesse menos do que R$ 1,00. Isso acontece quando a produção é inferior ao montante de dinheiro em circulação. Assim, seus preços sobem.

Outra forma de ver isso é ter em mente que a quantidade de dinheiro na economia vai crescendo pouco a pouco, mas a produção não consegue acompanhar. É aí que se encaixa a questão dos gastos do governo. Ele começa a despejar dinheiro na economia, e esse dinheiro começa a perder valor (tudo que é raro é caro, e tudo que é abundante é barato). As empresas não têm condições ou estímulo para produzir mais, e assim a oferta de produtos fica limitada, mas o dinheiro continua sendo jogado na economia.

Para equilibrar suas contas (que ficaram negativas) o governo precisa de mais dinheiro. Mas como conseguí-lo se ele já está todo na economia, circulando por aí? Nessas ocasiões, o governo pode se valer de duas manobras: ele aumanta a taxa de juros, e assim capta dinheiro no mercado de títulos; ou pode imprimir dinheiro para cobrir suas dívidas. De qualquer forma a tendência é a que a taxa de juros (selic) aumente, para tentar conter o aumento ds preços - inflação. Como consequência, as empresas preferem aplicar dinheiro em títulos ou no mercado financeiro do que investir em produção. E aí a inflação dá as caras.

Por isso a recomendação dos analistas, economistas e mídia especializada é de que o Brasil contenha os gastos públicos. Para que o governo não corra risco de perder o controle sobre a inflação é necessário que o governo gaste menos, ou podemos ter problemas num futuro próximo.

Por Gilmar Faustino
Equipe Economistas Na Net

Um comentário:

  1. Vamos esperar que esses "cortes" ou gastos que não serão realizados neste ano possam reduzir pelo menos a expectativa de alta na inflação...

    ResponderExcluir