sábado, 4 de setembro de 2010

O Importante Papel das Expectativas.

Percebemos nos últimos anos que a economia mundo sofreu vários choques. Aliás, eles são recorrentes, como explicamos no posto sobre "A dinâmica de uma Crise". Ela funciona em ciclos.

Entretanto, os ciclos (movimentos de crescimento e queda) não são completamente aleatórios. São causados por alguma distorção ou desequilíbrio em alguma variável da economia. Uma das mais importantes, se não a mais importante, é a expectativa dos agentes em relação ao futuro.

Se esses agentes acreditam que, no futuro, sua condição financeira (ou patrimonial, de forma geral) será melhor do que na atualidade, então a economia passa a vivenciar uma escalada. É a fase de crescimento. Normalmente é interrompida por algum evento inesperado. Quando isso acontece, normalmente ocorre uma reversão das expectativas

Por exemplo: imagine uma família na qual todos estão empregados, mas a maior renda vem da mãe. Enquanto esta família pensar que está tudo bem, seu consumo aumentará ou subirá de padrão de qualidade. Mas, se a mãe dessa família, por qualquer motivo, passar a acreditar que irá perder o emprego, então o padrão de consumo mudará. Despesas e gastos supérfluos serão cortados. Porque? Simples: houve uma mudança nas expectativas dessa família. Agora amplie esse raciocínio para várias famílias. Já dá para perceber que a economia como um todo irá declinar.

No caso da crise de 2008, houve um evento que atingiu várias famílias americanas. Isso causou uma reversão nas expectativas dessas famílias e, principalmente, das empresas.  O fato de atingir também todo o mundo, está ligado à globalização; à forte dependência econômica do mundo em relação aos Estados Unidos; às aplicações dos países em títulos públicos e privados norte-americanos; e às relações diretas com as seguradoras e bancos afetados.

Acredito que, quando as expectativas das empresas se alteram, a sensibilidade é maior. Isso porque as empresas empregam várias famílias e são responsáveis pela produção, pagamento de salários e investimento produtivo. Entretanto, quando as famílias mudam sua percepção do futuro, a sensibilidade é gradativa (a mãe da família acima pode não ser demitida, mas preferiu se precaver). Mas isso pode mudar de país para país.

Falaremos um pouco mais sobre expectativas nos próximos posts.
Nos acompanhem! 

Por Gilmar Faustino
Equipe Economistas Na Net

Um comentário: